20 de janeiro de 2013

Entendendo o Futebol Americano

Esse post é pra você que é novo no esporte, eu irei dar alguns dicas e explicar algumas coisas sobre o futebol americano.




Introdução:
O futebol americano quando é visto pela primeira vez parece mais um monte de homem correndo pra lá e pra cá, e sempre derrubando e dando trombadas um no outro, mas quando você começa a entender sobre o esporte, começa a ver que ele é mais parecido com o xadrez do que com o MMA.

Campo:
Os campos do futebol americano são divididos em jardas, tendo eles 100 (cem) jardas de comprimento (91,4 metros). 
A End Zone (parte cinza) é o objetivo do time, pois é nele que se consegue pontos. 
As traves ficam ao fundo da End Zone, eles também servem para conseguir pontos.

O Início do jogo (Kick Off):
O jogo inicia quando uma equipe chupa a bola da linha de 35 jardas para o outro time, onde se o jogador do outro time a pegar, ele tem que correr para conseguir o maior número de jardas. Na maioria das vezes, a bola sai pela end zone, e então o time começa o jogo na linha de 20 jardas.

Screammage:
A linha de Screammage é o linha onde a bola é colocada para iniciar a descida do time, nenhum jogador pode atravessar essa linha até que o juiz dê por inicio a descida.

Descidas (Downs):
Essa talvez seja a maior dúvida de um iniciante no futebol americano: as descidas. Cada time tem a chance de realizar 4 descidas, ou seja, 4 chances de chegar a End Zone. Nessas 4 descidas, o time tem que alcançar 10 jardas, caso isso aconteça, o time que está atacando ganha mais 4 descidas, esse é o First Down.

First Down:
Quando um time inicia a primeira descida, ele estará a 10 jardas da linha do First Down (essa linha na TV é indicada pela cor amarela ou laranja). Na primeira descida, o time estará começando uma 1ª pra 10, ou seja, uma primeira descida para alcançar as 10 jardas.
Vamos supor que esse time atacante avance 5 jardas, então eles começarão uma 2ª pra 5, ou seja, uma segunda descida para alcançar as 5 jardas restantes.
Caso um time consiga alcançar as 10 jardas (tanto faz, na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª descida), o time atacante voltará para uma 1ª pra 10, ou seja, o time atacante ganha mais 4 descidas, para conseguir outro First Down ou até mesmo chegar ao Touch Down.
Lembrando, onde o jogador do time atacante foi parado, é dali onde começará a nova descida.

Snap:
Quando o jogador ao centro (center) joga a bola por baixo das pernas para o Quarterback.

Punt:
Quando um time chega na 4ª descida e não conseguiu o alcançar as 10 jardas, o jeito ou é tentar alcançá-la ou ir para o Punt. O Punt é quando um jogador recebe a bola e a chuta para a frente, devolvendo para o time adversário.

Quando um jogador é parado?:
Um jogador quando está com a bola é parado quando seu joelho ou o seu cotovelo tocam o chão, assim a jogada é parada.

Pontuação:
TouchDown: 6 pontos - O TouchDown é a linha que separa o campo com a End Zone. O TouchDown é quando um jogador de ataque chega na End Zone do time adversário, com ela dominada em suas mãos.
A bola não precisa cruzar por inteira essa linha para validar a pontuação, se apenas a metade da bola cruzar essa linha, o TouchDown é validado.

Extra Point: 1 ponto - Depois de conseguir o TouchDown, o time atacante tem duas opções de conseguir pontuações extras, uma delas é o Extra Point. O Extra Point é quando um jogador do time atacante chuta a bola entre as traves.

Conversão: 2 pontos - Essa é a segunda opção de pontuação do time atacante. A conversão é quando o time tenta conseguir um "Mini TouchDown".

Field Goal: 3 pontos - Quando um time chega na sua 4ª descida e ele está bem próximo a End Zone do adversário, então esse time pode tentar o Field Goal, onde um jogador (Kicker) chuta a bola entre as traves e conquista os pontos.

Posição do time em campo:
American football positions.svg
Nos times de futebol americano, os jogadores separados em 3 equipes, a equipe de ataque, a equipe de defesa e a equipe de especialistas.

Ataque:
- Quarterback (QB): É normalmente o jogador mais valioso de um time, é ele quem comando o time dentro de campo e é o encarregado de distribuir a bola. Quase sempre o quarterback é o primeiro a receber a bola, não importando se a jogada irá ser pelo ar ou por terra.

Recebedores:
-Wide-Receivers (WR): Têm a função de penetrar rapidamente, sem bola na defesa adversária. Uma vez no território adversário, se torna alvo dos passes do QB. 
-Tight-End (TE): Mistura de recebedor e bloqueador, sua principal função é impedir que os defensores adversários cheguem ao seu QB. Mas em muitas jogadas, o TE também pode receber passes.

Running Backs:
-Halfback (HB): Carregam a bola em jogadas terrestres, partindo antes da linha de scrimmage numa recepção chamada handoff
-Fullback (FB): Abre caminho para o corredor, também bloqueia para o quarterback em jogadas pelo ar. Pode receber a bola para uma jogada terrestre pela sua força, tentando ganhar mais jardas.
-Slotback (SB): O slotback é semelhante ao wide receiver, mas também tem muitas das mesmas características que um running back, se alinha mais perto da linha ofensiva, mas atrás dos tackles. Bloqueiam e recebem, assim como TEs.

Linha de Bloqueadores:
-Center (C): Dá início à jogada, passando a bola por baixo de suas pernas para o quarterback, logo atrás dele. Esse movimento se chama snap.

-Offensive Guard (OG): Os guards são sempre dois e ficam um de cada lado do center. Têm responsabilidade em tudo que acontece no miolo da linha. Sua função nos passes é bloquear os defensive tackles adversários.
-Offensive Tackle (OT): Os tackles são dois e ficam ao lado dos guards, cuidando cada um de uma extremidade da linha. Seu trabalho nas jogadas aéreas é proteger o quarterback, normalmente bloqueando os defensive ends adversários. Nos times com quarterbacks destros, o jogador mais importante da linha é o left tackle, pois durante o movimento feito para lançar a bola, o quarterback vira o corpo para a direita, perdendo o campo de visão à esquerda - o famoso blind side. Assim, não consegue perceber a aproximação de um adversário, dependendo do left tackle para sua proteção naquele lado. O inverso se aplica aos quarterbacks canhotos.

Defesa:
-Defensive Tackles (DT): jogam no meio da linha de defesa.
-Defensive Ends (DE): jogam nas pontas da linha de defesa.
-Linebackers (LB): jogam logo atrás da linha de defesa, avançam para fazer tackles e as vezes fazem cobertura em passes curtos.
-Cornerbacks (CB): "marcam" os wide-receivers.
-Safeties (SS ou FS): responsáveis pela cobertura.

Penalidades do Jogo:
Um arbitro da NFL jogando a flanela amarela (flag), indicando falta na jogada.

-Penalidades contra o ataque:
-Saída falsa (False Start) (5 jardas): quando um jogador se move antes do snap de uma maneira que simula o início da jogada (salvo a casos de audibles).

-Movimento ilegal (5 jardas): quando mais do que um back (corredor) está em movimento no momento do snap Deslocamento ilegal (5 jardas) - quando a linha não está parada antes do snap.

-Formação ilegal (Ilegal Formation) (5 jardas): quando há menos de 7 jogadores na linha de scrimmage.

-Atraso no jogo (Delay of Game) (5 jardas): quando se deixa passar o máximo do tempo entre cada jogada (que são 40 segundos a partir do término da jogada anterior) antes do snap.

-Recebedor não elegível avançado (5 jardas): quando um lineman está à frente da zona neutra antes de um passe para frente. Um jogador de linha ofensiva não é elegivel para receber o passe, a exceção quando o quarterback comunica ao juiz que o jogador em questão irá se posicionar como recebedor.

-Passe em frente ilegal (5 jardas e perda de down): quando o passe frontal é feito a frente da linha de scrimmage, ou quando é realizado um segundo passe em frente na mesma jogada.

-Segurada (holding) (10 jardas): quando há um uso ilegal das mãos ou braços no bloqueio.

-Interferência no passe ofensivo (10 jardas): quando há interferência do jogador de ataque em uma interceptação iminente.

-Intentional Grounding (10 jardas e perda de um down): quando o quarterback faz um passe frontal com intenção iminente de se livrar da bola, sem visar um recebedor em potencial. As exceções são quando o quarterback está fora do pocket (bolsão) e lança a bola além da linha de first down, quando o quarterback faz um passe frontal enquanto está recebendo contato de um defensor) e quando ele está dentro do pocket (bolsão) e lança a bola no chão para parar o tempo (spike ball).

-Clipping (15 jardas): quando o bloqueador derruba o defensor pelas pernas (rasteira).

-Bloqueio ilegal (15 jardas): quando há um bloqueio ilegal, por trás ou abaixo da linha dos joelhos.


-Penalidades contra a defesa:
-Offside (5 jardas): jogador da defesa a frente da zona neutra na hora do snap.

-Running into the kicker (5 jardas): ocorre quando há situação de tackle iminente sobre o kicker, estando ele sem a posse de bola.

-Interferência no passe (Pass Interference): interferência corporal do defensor sobre um recebedor durante uma recepção de passe frontal.

-Agressão ao punter (15 jardas): quando o punter sofre contato depois de ter feito o punt.

-Agressão ao passador (roughing the passer) (15 jardas): quando o quarterback é empurrado depois de fazer um passe em frente.

-Encroachment (5 jardas): jogador de defesa toca um jogador de ataque antes do snap.

-Zona neutra (neutral zone)- (5 jardas): quando o defensor atravessa a linha de escaramuça antes do snap.

-Penalidades contra qualquer equipe:
-Demasiados jogadores em campo (5 jardas)

-Agarrar a máscara facial (Face Mask) (15 jardas): se for intencional, 15 jardas (Desde 2008 todas as faltas por agarrar a máscara são consideradas faltas de 15 jardas). Um simples toque na máscara facial do adversário, sem a agarrar, não é ilegal.

-Conduta Anti-Desportiva: Quando um jogador faz algo que não é permitido, como uma violação flagrante de uma regra, ou uma falta por causa de provocação do jogador adversário ou até mesmo com um comportamento que, segundo a liga, não condiz com a conduta de um profissional. A falta pode ser uma penalização de 15 jardas ou até mesmo a expulsão do jogador.

O SuperBowl:
Troféu Vince Lombard (dado ao time vencedor do SuperBowl). Esse nome foi dado em homanagem ao treinador Vince Lombard, que fez história no Green Bay Packers.
O Super Bowl é a grande final da liga NFL disputada entre os campeões da AFC e da NFC em uma cidade sede pré-definida. É o jogo de campeonato mais assistido do mundo, sendo transmitido ao vivo para 180 países.

Em 1991, a partida foi transmitida ao vivo para os soldados americanos que lutavam na Guerra do Golfo. Em 1992, os astronautas a bordo da nave espacial Discovery tiveram o mesmo privilégio. Já em 1993, Michael Jackson fez um pequeno show em um dos intervalos da partida. Nos intervalos das trasmissões pela TV do SuperBowl, também é comum a divulgação dos maiores lançamentos da próxima temporada de blockbusters (verão norte-hemisférico) do cinema americano em spots de 30 segundos. Geralmente sendo o primeiro trailer divulgado de cada filme.

A decisão do Super Bowl foi uma ideia do bilionário texano Lamar Hunt, magnata do petróleo e apaixonado por esportes. Em 1959, havia apenas a Liga Nacional, com treze equipes. Hunt criou a Liga Americana, cheia de inovações: nome dos jogadores nas costas das camisas até placares eletrônicos. Em 1966, as duas ligas formaram a National Football League, conhecida como NFL. Para animar a rivalidade, em janeiro de 1967 eles passaram a disputar uma final entre os campeões de cada liga. No primeiro ano, o Kansas City Chiefs, clube de Hunt, perdeu para o Green Bay Packers, da liga Nacional, por 35 X 10. O jogo só ganhou o nome de Super Bowl em 1969. Uma filha de Hunt adorava uma bola de borracha e a chamava de "super ball".

Fonte: Wikipédia
Texto escrito por Victor Rodrigues.

Um comentário:

  1. Galera novo site sobre futebol americano. Ta so começando deem uma conferida
    http://www.futebolamericanobr.net
    @futeamericanobr

    ResponderExcluir